O mercado de imóveis é um setor com boas possibilidades de investimento, porém pode parecer bastante complexo para quem ainda não está familiarizado com alguns termos, especialmente, com os principais indicadores do mercado imobiliário, já que lidar com compra, venda e locação de propriedades exige conhecimentos que garantam que os recursos sejam bem aplicados.
Neste artigo, vamos falar sobre alguns deles. Entender o que são e ficar atento às flutuações desses indicativos pode fazer toda a diferença na hora de fechar negócio.
O que são indicadores imobiliários?
Os indicadores do mercado imobiliário apresentam informações para o acompanhamento financeiro do setor. Esses dados ajudam na compreensão e avaliação do cenário atual, dando a possibilidade ao investidor interpretar se este é o momento ideal ou não para uma negociação, dando mais segurança àqueles que atuam no ramo.
Conheça os principais indicadores do mercado imobiliário
Taxa Selic
Determinado pelo COPOM — órgão vinculado ao Banco Central — a Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) representa os juros básicos da economia brasileira. Isso significa que todos os juros praticados no país são calculados conforme o nível dessa taxa.
INCC-M
O Índice Nacional de Custo da Construção é o primeiro índice oficial da construção civil no país. É utilizado para mensurar o valor dos gastos com as obras de um imóvel na planta. O cálculo envolve valores de materiais, serviços, mão de obra e equipamentos. Pode ser utilizado como indicador de reajuste das parcelas dos contratos de imóveis em construção.
IPCA
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é considerado pelo Banco Central como o índice oficial para a inflação. Seu objetivo é verificar a variação dos preços de determinados produtos e serviços.
INPC
Medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) calcula a variação média de preços de mais 400 produtos em diversas capitais. A partir disso, ele determina se as expectativas dos preços para o próximo mês são de alta, de queda ou de estabilidade.
No mercado imobiliário este índice é utilizado na hora do reajuste de parcelas nos contratos de imóveis já construídos, assim como para a negociação de reajustes de salários.
IGP-M
O Índice Geral de Preços do Mercado não está relacionado somente ao mercado imobiliário, pois o seu objetivo é mostrar a inflação do país, ou seja, o aumento dos preços.
No ramo de imóveis ele é usado como um indexador de contratos de aluguéis, sendo a principal referência na definição de reajustes e correções nas negociações imobiliárias, incluindo financiamentos de longo prazo.
CUB
O CUB/m² é o Custo Unitário Básico da Construção Civil e representa o custo básico dos empreendimentos, é por meio dele que é possível realizar o registro das incorporações imobiliárias.
Os indicadores do mercado imobiliário geram impactos no mercado de imóveis, pois são importantes parâmetros para quem compra, vende ou aluga imóveis.
Gostou do conteúdo? Siga o Instagram da Imobiliária Torres de Melo Neto e não perca nenhuma novidade.