A mobilidade nos centros urbanos é objeto de grandes discussões, pois engloba diversos aspectos sociais e econômicos, especialmente nas grandes cidades. E isso acaba se refletindo em diversos setores como o mercado imobiliário que precisa estar atento às mudanças na mobilidade urbana de modo a atender as necessidades das pessoas naquele momento.
Neste artigo vamos falar sobre alguns aspectos da mobilidade urbana que impactam o mercado imobiliário, especialmente, os lançamentos. Confira!
O que é mobilidade urbana?
Podemos definir mobilidade urbana como a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. E os problemas enfrentados nesse setor são variados, desde a má qualidade do transporte público até a falta de planejamento urbano.
Então como o surgimento de novos empreendimentos imobiliários afeta a mobilidade urbana? E como a mobilidade urbana gera tendências para o mercado imobiliário? A seguir falaremos sobre alguns pontos importantes e que fazem com que os elementos de discussão aqui estejam tão interligados.
Expansão territorial
Fala-se muito do crescimento vertical das cidades, um aspecto facilmente notado pela quantidade de prédios já existentes assim como novos em construção, porém outro movimento existente é o crescimento horizontal no qual, especialmente, as moradias estão se afastando do centro.
Está mais comum o surgimento de grandes empreendimentos em áreas mais distantes, onde pessoas de classe média buscam por localização residencial na qual desfrutem de um espaço confortável e ambientes saudáveis e relativamente próximos do centro urbano.
Investimentos governamentais
Ampliação da rede de metrô, mudanças nas trajetórias de linhas de ônibus, criação de centros comerciais, novas estradas e pontos de acessos à cidade, estes e outros investimentos estimulam as empreendedoras a investirem em certas áreas apostando justamente na facilidade de deslocamento proveniente destes investimentos.
As pessoas passam mais tempo em casa
Com o surgimento da pandemia e o consequente crescimento do home-office, agora o consumidor busca por mais espaço, conforto e funcionalidade nos imóveis como uma forma de atender suas novas necessidades.
Apartamentos com mais cômodos, condomínios que disponibilizam espaços compartilhados e de coworking, por exemplo, estão ainda mais valorizados.
A mobilidade urbana e o mercado imobiliário se reforçam mutuamente, levando a mudanças que impactam tanto as empreendedoras quanto aqueles que desejam investir em novos empreendimentos.
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