Os microapartamentos são uma nova tendência que não deve perder força tão cedo. Cada vez mais procurados nas grandes capitais, este tipo de imóvel oferece uma série de vantagens para o morador por meio das áreas comuns do condomínio, além de estimular um estilo de vida mais prático e minimalista. Quer conhecer mais sobre essa novidade? Continue a leitura.
O que são microapartamentos?
São imóveis com cômodos pequenos no qual todos (com exceção do quarto, dependendo do caso) são conjugados, geralmente variando entre 10 m² e 40 m².
Muitas pessoas ainda acreditam que seja difícil viver em uma residência desse tipo, porém eles são especialmente projetados para garantir que todas as necessidades do morador sejam atendidas.
Uma nova alternativa
Existem uma série de fatores que levam uma pessoa a escolher um microapartamento. Vai desde o desejo de morar sozinho e ter mais independência até o fato que esse tipo de imóvel, geralmente, está bem localizado.
Outros fatores que contribuem e servem de contexto é o aumento da densidade populacional das grandes cidades, fuga do trânsito pesado, a alta dos preços dos aluguéis que faz com que muitos moradores busquem alternativas que cabem melhor no bolso.
Para que você tenha uma ideia, nos primeiros cinco meses de 2022 foram 5.066 estúdios de até 30 m² lançados somente na cidade de São Paulo.
Quais são as vantagens?
Diversos especialistas observam que microapartamentos além de estilo de vida que está cada vez mais presente na sociedade, mais minimalista, também proporciona:
- qualidade de vida: bastante favorecida pela questão da localização, que evita que o morador tenha que enfrentar o trânsito ou fazer grandes deslocamentos;
- praticidade: influenciado pelo fato de várias das suas necessidades serem atendidas através das áreas comuns e também dos cômodos serem menores e conjugados, facilitando a limpeza, trazendo uma sensação maior de aconchego;
- otimização de espaço: apartamentos pequenos que valorizam múltiplas funções tanto nas áreas comuns otimizam quanto nos espaços internos;
- valor: imóveis maiores e bem localizados, hoje em dia, tem um valor que não é acessível à maioria das pessoas, porém apartamentos menores têm valores reduzidos, fazendo com que viver nessas regiões seja algo mais viável.
Qual o perfil do morador?
- Pessoas que buscam mais praticidade e otimização do tempo no dia a dia;
- Pessoas com carga horária de trabalho e estudos intensa;
- Pessoas que, normalmente, não acumulam muitos móveis, roupas e outros itens;
- Pessoas que desejam morar perto do trabalho;
- Casais sem filhos e pessoas que querem morar sozinhas;
- Pessoas que querem economizar.
A pandemia influenciou no aumento da procura de imóveis maiores e mais distantes dos grandes centros, porém o cenário está mudando rapidamente e os microapartamentos estão tomando o protagonismo se mostrando uma ótima oportunidade de investimento.
Quer saber mais sobre o assunto e ainda encontrar uma opção perfeita para sua necessidade? Converse com um corretor da Torres de Melo Neto.