A pandemia de COVID-19 abalou o mundo em 2020 e trouxe mudanças à sociedade que permanecerão durante muitos anos. Com o avanço da vacinação e o retorno das atividades econômicas as pessoas começam a imaginar como será um mundo pós-pandemia e essa é uma questão que inquieta especialistas de vários setores.
Apesar de os primeiros impactos terem causado apreensão para, logo as próprias circunstâncias geradas pelo isolamento social e o aumento do trabalho remoto acabaram por criar um cenário de aquecimento. Então, a expectativa para o mercado imobiliário pós-pandemia revela novas necessidades e formas de morar. Separamos algumas delas que deverão se manter ao longo dos próximos anos.
Mudanças no comportamento do consumidor
A sociedade está cada vez mais conectada, porém, o isolamento social potencializou esse comportamento. Comprar, vender, fazer qualquer negócio pela internet é algo cada vez mais comum. Isso exige processos mais ágeis, respostas mais rápidas e personalização no atendimento.
No mercado imobiliário isso se reflete em processos menos burocráticos, visitação virtual 360° e vendas 100% online. Um exemplo simples disso é a assinatura digital de contrato, para o consumidor essa comodidade é mais um estímulo para o fechamento de negócios.
Imóveis maiores e mais práticos
Se antes as pessoas passavam mais tempo fora do que em casa, com a pandemia e o consequente crescimento do home-office, agora elas buscam por mais espaço, conforto e funcionalidade para suas novas necessidades. Apartamentos com mais cômodos, casas que disponibilizam espaços de coworking, por exemplo, serão ainda mais valorizados.
Fuga dos grandes centros
Quem procura por um imóvel hoje se vê com mais opções de regiões para viver. O que antes era uma decisão bastante influenciada pela distância e tempo de deslocamento até outros pontos, como o trabalho, sem essa necessidade, o proprietário pode optar por locais com um estilo de vida mais tranquilo.
Menos investimento em imóveis comerciais e valorização dos residenciais
Outro impacto direto do trabalho remoto é que várias empresas têm reduzido e até abdicado dos seus espaços físicos e se essa tendência permanecer pode gerar uma diminuição no valor dos aluguéis de imóveis comerciais, afastando investidores. No caminho contrário temos os imóveis residenciais que tendem a ficar estáveis.
Agora que você tem um panorama completo sobre o mercado imobiliário pós-pandemia, visite o site da Imobiliária Torres e Melo Neto e encontre o imóvel ideal para você!