Que o Brasil vive uma crise sanitária e econômica não é novidade para ninguém e com isso diversas esferas da sociedade vêm sendo impactadas negativamente. Porém, o mercado imobiliário em 2021 tem se mostrado diferente do restante, pois dados mostram um aquecimento do setor trazendo oportunidades, especialmente, para quem planeja vender ou comprar um imóvel. E é sobre isso que falaremos neste artigo. Confira.
O contexto do setor
Em 2020, quando a maior parte dos ramos econômicos sofreu duramente com os impactos da pandemia de Covid-19, dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e da Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe) mostram que as vendas de imóveis cresceram 26,1%.
Já este ano, dados divulgados pela Abecip (Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) mostram que em abril de 2021 os financiamentos com recursos da poupança atingiram o terceiro maior volume nominal mensal ( R $16,70 bilhões), desde 1994.
Ou seja, na contramão do que é visto em outros setores, o mercado imobiliário tem conseguido crescer. E a expectativa para o futuro também é otimista, pois a Abrainc realizou uma pesquisa junto a empresários do ramo, os quais projetam uma alta de 35% na comercialização de imóveis, este ano.
Fatores que favorecem o investimento
Mas, o que faz alguém decidir comprar uma casa agora? Pode-se atribuir esse cenário a alguns fatores. Vejamos:
- Taxa Selic: ela serve como base para a definição de outras taxas de juros como as de financiamentos imobiliários e nos últimos anos ela vem registrando índices históricos. Em 2020, fechou o ano em 2%.
- Novas linhas de financiamento: o cenário de alta fez com que bancos apresentassem novas linhas de crédito, antes mesmo do surgimento da pandemia. Um exemplo foi a Caixa Econômica Federal que logo no início de 2020 anunciou uma linha com juros fixos.
- Estabilidade: a tendência de um imóvel é se valorizar com o decorrer dos anos, o que faz com que muita gente aproveite o momento para adquirir um imóvel e obter lucros no futuro.
- Home-office: Com o crescimento deste formato de trabalho as pessoas passaram a priorizar ainda mais sua moradia, o que faz com que muitas delas procurem novos imóveis que atendam a essa necessidade.
Procure o suporte de uma imobiliária
Agora que notamos que o momento é favorável o próximo passo é colocar o imóvel à venda, porém quando se decide fazer este tipo de negócio há uma série de documentações e burocracias envolvidas. E caso não haja um suporte e conhecimentos adequados, complicações legais e prejuízos financeiros podem acontecer.
Por isso, recomenda-se que o proprietário contrate os serviços de uma imobiliária. Assim, evita-se que uma série de problemas como:
- falhas na documentação;
- demora para encontrar interessados e fechar o contrato;
- erro na hora de precificar;
- dificuldades na burocracia.
Por isso é muito importante procurar suporte especializado que conduzirá o processo de forma íntegra, com muita comodidade e segurança.
Então, você está pronto para aproveitar este cenário do mercado imobiliário em 2021? Se sua resposta for positiva, conte com os corretores da Imobiliária Torres de Melo Neto, eles estão prontos para te atender e realizar ótimos negócios. Clique aqui e entre em contato.