Seja em grandes ou pequenos espaços, a tendência de cultivar plantas dentro de casa vem ornamentando o ambiente de muitos lares. Isso mesmo! As plantas invadiram o interior da casa, e o jardim na área externa se estendeu para a sala, quarto e banheiro, com ideias de vasos e arranjos de plantas. E na internet não faltam inspirações para adotar o estilo “floresta urbana” no decór.
Além de decorar o seu ambiente, as plantas perfumam, trazer frescor aos espaços e ainda, de quebra, exalam as boas energias.
Para ajudar você a levar a natureza também para os cômodos dentro de casa, criamos esse post que ensina quais tipos de plantas são ideais para a área interna. Você também vai aprender como aproveitar melhor os espaços, além de ter algumas dicas para o cultivo. Vamos conferir?
Como cultivar as plantas dentro de casa
No geral, as plantas mais indicadas para interiores exigem pouco esforço de manutenção. Algumas até, podem ser regadas apenas uma ou duas vezes por semana. Mas cuidar do seu jardim particular também exige atenção a alguns detalhes. São eles:
Escolher o tipo de planta adequado ao seu ambiente
Além da decoração, leve em conta, o espaço que as plantas vão ocupar. Existe uma extensa variedade de formatos e tamanhos de plantas que podem ser cuidadas em ambiente interno, escolha a que melhor ornamenta com o seu local.
Atenção ao optar por plantas que podem causar alergias e toxinas
Algumas espécies de plantas podem ser venenosas ou liberar substâncias que causem alergias. Caso a propriedade tenha crianças, pets ou pessoas alérgicas, é preciso escolher uma planta que não represente riscos.
Tipos de plantas ideais para o ambiente interno
A variedade de vegetações permite encontrar facilmente plantas versáteis e propícias para serem criadas em ambientes fechados.
Opções de plantas pequenas ideais para o cultivo em vasos: violetas, cyclamen, suculentas, jade, fitônia e cactos.
Opções de plantas de médio porte: Comigo-ninguém-pode, bambu da sorte, espada de São Jorge, Antúrio, Lírio da paz, Zamioculca.
Opções de plantas de grande porte: Costela de Adão, árvore da felicidade, palmeira leque, Yuca, Lança-de-São-Jorge, Camedórea-elegante.
Opções de plantas para ficar pendentes no teto: Samambaia, Jiboia, Dinheiro em penca, Peperômia, Rhipsalis, Rabo de Burro.
Como usar plantas na decoração
Plantas em vidros transparentes
Os chamados bibelôs botânicos, valorizam a estrutura das plantas, e dão o ar rústico a decoração.
Pendentes em cachepots e macramês
Para quem tem pouco espaço, as plantas pendentes são uma ótima solução. Os suportes podem ser pendurados no teto, varandas, janelas ou mesmo por cima de móveis.
Plantas em vasinhos na estante
Outra maneira de exibir as plantas dentro de casa é colocá-las por cima de uma estante, misturando-as com objetos decorativos.
Plantas em suportes de ferro
Os suportes de ferro para plantas de ferro é uma opção mais moderna, além disso, alguns modelos também servem para direcionar e alinhar o crescimento da planta.
Esse post foi útil pra você? Então escreve aqui nos comentários.