Sabemos o quão trabalhoso e burocrático possa parecer juntar todos os documentos para financiamento de imóveis, porém, a coleta dessas documentações serve para garantir a segurança de todos os envolvidos.
Para ajudá-lo a organizar toda essa papelada e conseguir o crédito para financiar aquele tão sonhado apê, preparamos um guia com toda a documentação que você vai precisar. Vamos lá?
Se você for um comprador pessoa física
– Documento de identidade
Além da Carteira de Identidade (RG), você pode utilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou outros documentos profissionais de órgãos classistas como OAB, CRM e CREA.
– CPF
Se o número do CPF já estiver incluso no documento de identidade, não será necessário comprová-lo individualmente. Caso precise do comprovante de inscrição do CPF, você pode retira-lo no site da Receita Federal.
– Comprovante de nascimento ou de casamento
Certidão de nascimento para quem é solteiro, e certidão de matrimônio para os casados.
– Declaração de Imposto de Renda
Se não estiver no grupo de isenção do Imposto de Renda, o solicitante deve entregar a declaração completa do último período, contendo a folha de rosto e recibo de entrega.
– Comprovante de Endereço
O ideal é que o comprovante esteja no nome do solicitante do financiamento. Contas de água, luz e telefone são válidas, mas devem ter sido emitidas no máximo há dois meses.
– Certidão conjunta de débitos de tributos federais
Esse documento comprova se há débitos ou pendências cadastrais em nome do proponente. Pode ser emitida no site da receita federal.
Se você vai utilizar o FGTS para financiar
– Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
Quem é assalariado e quer utilizar o FGTS para quitar o financiamento, precisa apresentar a Carteira de Trabalho com: cópias da folha de rosto, folha de classificação, número do PIS, e páginas das assinaturas dos contratos.
– Extrato de FGTS
Apresentar o extrato original, datado, carimbado e atualizado do FGTS. Pode ser expedido em uma agência da Caixa Econômica Federal.
– Declaração do Imposto de Renda, recibo de entrega à Receita Federal e última declaração do IR em caso de cônjuge
É o documento que vai definir o valor da carta de crédito, através de uma análise de quanto pode ser assumido mensalmente para o financiamento. Devem ser emitidos no último mês e, ser somado com a renda de todos os integrantes da família que possuem renda formal.
– Comprovante de residência (dos últimos três meses)
Se você é um comprador pessoa jurídica
– Contrato Social ou Estatuto Social original (atualizado com todas as últimas alterações contratuais e estatutárias);
– Certidão Negativa de Débito do INSS;
– Certificado de Regularidade do FGTS (CRF);
– Certidão de Quitação de Tributos Federais (CQTF).
Mas atenção: Não deixe de consultar também, a lista de documentações exigidas da sua instituição financeira. Com tudo em mãos, você estará pronto pra fechar negócio!
Esse artigo ajudou você? Veja outros conteúdos sobre mercado imobiliário em nosso blog.