Conhecido em suas origens como Pirocaia, o bairro Montese em Fortaleza é mais um local com muita história e tradição da capital cearense. Suas origens remetem à Itália no período da Segunda Guerra Mundial e hoje é conhecida como uma região de intenso comércio. Quer saber mais sobre esta região tão rica? Continue a leitura!
História
Uma das coisas mais peculiares sobre este bairro é a origem do seu nome. Inicialmente chamada de Pirocaia, que significa “casa dos peles queimadas”, a região era famosa por suas águas cristalinas.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o cearense Raimundo Nonato Ximenes estava se preparando para viajar para a Europa para participar das batalhas junto aos colegas da Força Expedicionária Brasileira (FEB), porém, pouco antes da viagem, recebeu a notícia de que a FEB tinha saído vitoriosa na Batalha do Montese, sendo assim, a viagem não era mais necessária.
Após receber um terreno na, até então, Pirocaia, Ximenes passou a dizer que, na verdade, morava no Montese e o nome acabou pegando, tanto que em 1946 o bairro mudou oficialmente seu nome para o da cidade homônima da Itália.
O crescimento ao longo dos anos
No início, o Montese caracterizava-se por ser um bairro residencial cujas fontes de águas cristalinas e potáveis destacavam-se bastante, seu crescimento populacional se deveu, inicialmente, por causa da venda de terrenos no local para pessoas que sonhavam em prosperar financeiramente na Amazônia.
A predominância residencial ainda é uma característica presente no bairro, porém ao longo dos anos, a região também ficou conhecida pelo seu comércio intenso, transformando a Rua Alberto Magno e a Avenida Prof. Gomes de Matos um extenso polo comercial.
Este crescimento econômico foi favorecido pela sua localização estratégica entre as avenidas Godofredo Maciel, Osório de Paiva e Silas Munguba, que dá acesso à Arena Castelão. Outro ponto positivo é a sua grande extensão territorial, tanto que não é incomum que bairros como Damas, Jardim América e Itaoca, sejam confundidos ou de certa forma “anexados” ao Montese, criando uma nova região chamada “Grande Montese”.
Principais pontos do bairro
- Santuário de Aparecida;
- Centro de línguas do Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMPARH);
- Centro comercial da Rua Alberto Magno e Avenida Prof. Gomes.
O local também tem uma diversidade de estabelecimentos noturnos, como os barzinhos.
O bairro Montese é bastante conhecido e apreciado tanto por quem procura um lugar para viver quanto por quem procura um bom local para instalar seu negócio.
Quer saber mais sobre as oportunidades que a Imobiliária Torres de Melo Neto possui por lá? Converse com um de nossos corretores.