O Bairro Benfica, em Fortaleza, é um dos mais tradicionais da capital cearense. Histórico e localizado na região central, ele é conhecido por ter diversos atrativos como um amplo complexo cultural. Quer conhecer mais sobre esse local tão importante? Continue a leitura!
Um breve histórico
A origem deste bairro está intimamente ligada à expansão da cidade a partir do centro, com o deslocamento da elite que ali vivia. De início, até a década de 1920, era conhecido como São João do Tauape, devido à Lagoa do Tauape que existia na região passando a se chamar Benfica e ser constituído como bairro na década seguinte.
Berço cultural
Uma das características mais marcantes do local é seu complexo cultural que abriga o Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará, o Museu de Arte da UFC (MAUC), o Teatro Universitário, a Concha Acústica e Auditório da Reitoria, a Casa Amarela Eusélio Oliveira, além de outras instituições educacionais públicas e privadas, como o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, o Teatro Chico Anysio, a Biblioteca Pública Dolor Barreira, assim como feiras, livrarias, praças, igrejas, grupos, coletivos e artistas.
Um bairro jovem
Muitos atribuem a chegada da Universidade Federal do Ceará ao Benfica, em 1956, como o ponto de virada para que o bairro atraísse uma população bastante jovem e que preza não somente pelas suas opções culturais, mas também gastronômicas e de moradia. Ele também possui duas avenidas de grande movimentação em direção ao Centro da capital: a Avenida Carapinima e a Avenida da Universidade.
O Bairro Benfica tem diversos atrativos para quem deseja conhecer mais sobre Fortaleza ou procura um local para viver.
Está pensando em se mudar para lá? Conheça alguns dos imóveis disponíveis no Benfica.