Quem é proprietário de um imóvel parado sabe que, além de não receber o aluguel, é preciso lidar também com custos extras como, despesas de condomínio, IPTU e manutenção. E um dos maiores medos de quem possui imóveis para alugar é o tempo que eles podem levar para encontrar um inquilino. Por isso, listamos algumas dicas para alugar um imóvel mais rápido e receber aquele dinheiro extra todo mês.
1. Faça uma boa avaliação
O primeiro passo é definir o valor do imóvel. Pesquise imóveis semelhantes com o seu, estude sua localização e compare com os preços de mercado. Determine um preço justo e que seja ao mesmo tempo competitivo. Nada de colocar um preço fora do mercado, pois, provavelmente, seu imóvel pode ficar de fora dos indicadores de busca e as chances de procura serão reduzidas.
Você pode também exigir que a imobiliária responsável pela venda do imóvel faça a sua avaliação sem custos adicionais. Mas se preferir, poderá também optar somente pela consulta de um corretor de imóveis. Porém, nem todo corretor está apto a ser um avaliador imobiliário, sendo necessária a qualificação na área e o título do CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários). A partir de então, o avaliador irá realizar uma perícia no seu imóvel, verificando o seu estado e condições de habitação, para comparar com preço de mercado da região.
2. Esteja disposto a negociar
O sucesso no aluguel de um imóvel também exige flexibilidade. Não abrir mão de um valor, pode ser um grande impedimento para fechar negócio. Muitas vezes, o valor insistido é fruto de uma má avaliação, o que impede do público-alvo aceitar as condições.
Tenha sempre em mente que, um imóvel desocupado só gera custos, e muitas vezes, vale a mais a pena alugar pra alguém por um valor menor, do que perder o negócio. Por isso, quando surgir um candidato com um bom histórico, esteja aberto para negociar. Um bom inquilino que pague em dia, pode lhe render bons lucros no futuro.
3. Mantenha o imóvel em boas condições
Mesmo desocupado é essencial que o imóvel esteja em um ótimo estado de conservação. Por isso, preservar seu imóvel durante esse período é fundamental. Fique atento ao acúmulo de sujeira, problemas nas instalações elétricas e hidráulicas, pintura, pisos e estado da mobília. Afinal, ninguém quer perder seu possível inquilino por algo que pode ser resolvido com uma vistoria não é mesmo?
4. Capriche nas fotos
A divulgação, com certeza, é um fator determinante para alugar um imóvel mais rápido.
E para repassar uma boa primeira impressão do imóvel, são necessárias que as fotos representem o melhor do imóvel. Bons registros podem ser um grande diferencial, para que você se destaque em meio uma concorrência de anunciantes de imóveis.
O seu público precisa se imaginar no imóvel, por isso, mostre os itens presentes nos ambientes, o tamanho da propriedade, a vista, detalhes, como a incidência da luz em algum cômodo.
5. Conte com o ajuda de uma imobiliária
Escolha uma imobiliária de confiança e que tenha forte atuação na região onde seu imóvel está localizado. Com essa ação você garantirá uma boa avaliação e divulgação do seu imóvel, além de um ótimo suporte para todas as burocracias durante o processo, como contratos, documentações, taxas e etc.
A Imobiliária Torres de Melo Neto, atua há 32 anos áreas de venda, locação e consultoria imobiliária em toda Fortaleza/CE e Região Metropolitana. Conheça todos os nossos diferenciais de locação e anuncie conosco!