A qualidade de vida é uma preocupação cada vez mais presente, especialmente, para aquelas pessoas vivendo em grandes cidades e tem que lidar com uma rotina de trabalho atribulada, trânsito caótico, insegurança, entre outras coisas. Por isso, comprar uma casa de praia torna-se sonho de muita gente que deseja ter momentos de tranquilidade e descanso. Porém, será que um investimento como este realmente vale a pena? É o que você verá a seguir.
Por que ter uma casa no litoral?
Quem pensa em adquirir esse tipo de imóvel considera, principalmente, a facilidade que é ter um lugar somente seu para passar férias ou feriados com amigos e família de maneira mais prática, sem ter que se incomodar com reservas de hotéis, por exemplo.
A seguir, falaremos sobre os pontos mais importantes na hora de comprar uma casa de praia.
Autonomia
Como falamos anteriormente, somente o fato de ter um lugar para onde ir descansar e se afastar da rotina já parece o suficiente, mas alie a isso a possibilidade de decorar, reformar e adequar o lugar conforme os seus gostos e necessidades? Fazendo-o ser perfeito para proporcionar lazer e tranquilidade, ter esse tipo de liberdade pode ser determinante para alguns compradores.
Investimento Seguro
A maioria das pessoas tem medo de “jogar dinheiro fora” ao fazer qualquer tipo de investimento, porém este medo é afastado quando falamos de imóveis, pois propriedades imobiliárias tendem a se valorizar com o passar do tempo, especialmente em regiões de grande procura como é o caso do litoral.
Possível rentabilidade
Outra possibilidade interessante quando se adquire uma propriedade litorânea é a de você poder alugá-la nas épocas em que estiver vazia, seja em alta ou baixa temporada. Define-se um valor para as diárias a partir dos custos, além de uma margem de lucro. Não faltarão interessados.
Pontos de atenção
Mas, como nem tudo é perfeito existem pontos negativos que também precisam ser avaliados na hora de decidir se este é ou não um bom negócio para você. Alguns deles são:
- alto valor de aquisição: propriedades nas áreas de litoral são bastante valorizadas no mercado;
- despesas fixas: custos com água, energia elétrica, manutenção, caseiro, faxinas periódicas, IPTU, entre outros.
Ou seja, os gastos existirão mesmo nos períodos em que o imóvel estará desocupado.
Além disso, deve-se observar: localização, idade do imóvel, ação da maresia e documentação.
Como comprar uma casa na praia?
Entre vantagens e desvantagens, na da compra é essencial contar com suporte de um corretor imobiliário, este profissional é preparado para apresentar opções conforme a sua necessidade, as melhores formas de pagamento, sem fala na medicação durante as negociações, trâmites burocráticos e para que na finalização do negócio não tenham acontecido imprevistos e grandes preocupações.
Está pensando em comprar uma casa de praia? Converse com a Imobiliária Torres de Melo Neto aqui.