É fascinante viver em um local acolhedor, tranquilo e cheio de história. É isso que quem vive no Bairro de Fátima, em Fortaleza, consegue apreciar diariamente. Com muita tradição e sendo um dos bairros mais queridos capital cearense, o primeiro nome do local foi “Redenção”, porém foi rebatizado pela prefeitura como “Bairro de Fátima”, em 1956, um ano após o término da construção da igreja, maior simbolo do lugar.
Neste artigo, vamos descobrir algumas das coisas que fazem este bairro ser tão especial. Vamos lá!
Localização privilegiada
Com uma população estimada em 26 mil pessoas, o bairro de Fátima fica localizado na zona sul de Fortaleza, próximo de bairros como José Bonifácio, Benfica e Joaquim Távora, bem como São João do Tatuapé.
Pode-se dizer que a região é bastante central, pois é cortada pela Avenida Aguanambi, uma das principais da capital e devido a ela é possível chegar facilmente a pontos importantes como North Shopping Fortaleza, Terminal Rodoviário e Arena Castelão.
Boa vizinhança
A tranquilidade e o aspecto familiar são características marcantes. Apesar de nos últimos anos, o lugar ter se expandido dando espaço a mais negócios e prédios, ele ainda conta com muitas construções horizontais e moradores de mais idade. A arborização nas proximidades, deixa o clima ameno, perfeito para quem aprecia locais mais calmos.
Infraestrutura
Por não ser uma região turística, o Bairro de Fátima goza de uma estrutura bastante apropriada para aqueles que primam por viver ou trabalhar em um local sem muita agitação.
O bairro conta com avenidas largas e centrais, ruas em sua maioria asfaltadas, amplo transporte público com ligações para outras partes da cidade, incluindo uma estação de metrô. Além de escolas, universidades, centros comerciais, academias, supermercados, restaurantes, farmácias, hospitais, lojas e praças.
A igreja de Fátima
Maior simbolo do bairro, a ideia de sua construção surgiu em 1952, após a imagem de Nossa Senhora de Fátima passar por Fortaleza durante uma peregrinação feita pelo mundo com a imagem. As obras foram iniciadas no final do mesmo ano, em um terreno doado pelo coronel Pergentino Ferreira.
Em 1955 a igreja foi inaugurada e um ano depois o bairro que antes de chamava “Redenção” recebeu o mesmo nome da santa. Hoje, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima é um dos mais procurados para casamentos e batizados, na cidade.
Se você também preza pela tranquilidade, talvez viver no Bairro de Fátima seja a melhor escolha. A Imobiliária Torres de Melo Neto está aqui para te ajudar a encontrar o seu lar. Confira os imóveis disponíveis clicando aqui.