As preocupações com o meio ambiente e a sustentabilidade são pautas relevantes na sociedade, acabando por ter impacto nos mais diversos setores, como o mercado imobiliário, e uma das consequências é a construção de imóveis sustentáveis.
Entenda mais sobre imóveis sustentáveis e seus benefícios continuando a leitura.
A sustentabilidade no mercado imobiliário
Há um tempo a sustentabilidade na construção civil vem sendo uma questão discutida, pois existem várias soluções benéficas para o ambiente e úteis para a rotina cotidiana. Desde então, novos empreendimentos que utilizem práticas sustentáveis são cada vez mais comuns, atraindo o público interessado e ativo quanto à pauta.
Além disso, esses imóveis valorizam, em média, de 10% a 30%, segundo cartilha do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Desta forma, para atender essa nova demanda do público, o mercado abraçou a tendência da sustentabilidade.
O que é um imóvel sustentável?
Imóveis sustentáveis são aqueles que são projetados de modo a minimizar os impactos no meio ambiente, tanto durante a construção quanto depois, quando os moradores começaram a habitar o lugar.
Esse tipo de imóvel tem características específicas, vamos conhecê-las.
Materiais
A seleção dos materiais utilizados é uma parte muito importante do projeto, pois o conceito de sustentabilidade deve estar presente em todas as etapas do projeto construtivo, desde os detalhes até as grandes partes da construção, e isso abrange a escolha de materiais com baixo impacto ambiental, como:
- vidro reciclado;
- aço reaproveitado;
- madeira de reflorestamento;
- telhas e tijolos ecológicos.
Água e energia
Esses recursos essenciais para a vida são pontos centrais quando falamos sobre o meio ambiente.
Por isso, em casas sustentáveis, é comum haver sistemas de reutilização de água, otimizando o seu uso. Por exemplo, recolhimento da água da chuva para ser usada no banheiro ou para o jardim.
Quando o assunto é energia, a Energia Solar é a mais popular entre as fontes alternativas, renovável e sustentável, ela provém da radiação eletromagnética (luz e calor) emanada pelo sol. Essa energia é captada por placas solares e transformada em energia elétrica.
Paisagismo
Além do belo aspecto visual, a adição de vegetação ajuda a amenizar vários efeitos negativos: reduzindo a poluição, o consumo de energia dos edifícios, aumentando o isolamento do som e diminuindo o calor.
Benefícios de um imóvel sustentável
Existem diversos benéficos que comprovam a importância desse tipo de propriedade:
- conscientização ambiental;
- retorno de investimento a médio prazo, seja pelo seu menor custo operacional quanto pela maior valorização comparativa do bem;
- mais qualidade de vida;
- redução de resíduos;
- modernização e inovação nos processos;
- menor impacto na natureza;
- valorização do imóvel.
Os imóveis sustentáveis já são uma realidade e cada vez mais em alta no mercado imobiliário, atraindo muita atenção de quem procura um local para morar e investidores.
Gostou dessa proposta de imóvel? Se você tem apreço pela natureza, vai adorar saber mais sobre o Parque do Cocó, em Fortaleza.