O aluguel de uma propriedade envolve uma série de etapas que começam na procura do imóvel e terminam na assinatura do contrato. Uma dessas etapas é a definição da garantia locatícia, esse mecanismo protege as partes envolvidas na negociação, de forma a garantir que todos cumprirão suas obrigações e também resguardá-los caso alguém não faça sua parte no que foi acordado. E entre as várias alternativas possíveis, uma das mais procuradas é o seguro fiança.
Ela é bastante atrativa, pois não exige fiador ou caução, apenas os serviços de uma seguradora. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre isso. Por isso, elaboramos este material trazendo algumas informações importantes sobre o tema. Continue a leitura!
O que é seguro fiança?
O seguro fiança é uma garantia locatícia contratada pelo locatário junto a uma seguradora especializada, este acaba por substituir outros tipos de garantias como o caução ou o fiador. Seu maior objetivo é garantir que o proprietário tenha segurança no recebimento dos valores de aluguel, condomínio e IPTU, especialmente em caso de inadimplência.
Contudo, existem coberturas adicionais como:
- danos ao imóvel;
- pintura;
- multa por rescisão.
Como funciona o seguro fiança?
Seu funcionamento é semelhante a outros tipos de seguros já conhecidos, a diferença principal está no fato de que o beneficiário, neste caso, não é o contratante (inquilino), mas o proprietário do imóvel que receberá as indenizações presentes na apólice.
Não existe um valor fixo a ser pago e vai variar conforme o tipo de imóvel, taxas oferecidas por cada seguradora e também da cobertura escolhida.
Podendo este ser parcelado (virando um custo adicional ao aluguel). Então, em caso de inadimplência, a seguradora se responsabilizará pela quitação do aluguel e outros encargos.
Este tipo de garantia locatícia é indicado a inquilinos que desejam menos burocracia no processo, ou que por algum motivo não querem ou não tem fiadores para constarem no contrato.
Quais são as vantagens?
Para o locador:
- garantia de segurança ao proprietário;
- celeridade no processo de locação.
Para o locatário:
- liberdade na escolha do imóvel;
- possibilidade de parcelamento;
- dispensa de fiador e caução;
- bom custo-benefício;
- coberturas extras.
O seguro fiança torna o processo de aluguel de imóveis mais fácil, simples, acessível e, acima de tudo, seguro.
Quer ler mais sobre o contrato de aluguel de imóveis? Clique aqui.