Uma solução que propõe aliar tecnologia, segurança e redução de custos. Olhando dessa forma parece o cenário ideal, não é? Porém, adotar uma portaria virtual não pode ser uma decisão tomada considerando somente estes aspectos, é sobre isso que falaremos neste post. Confira!
O que é uma portaria virtual?
Basicamente é um sistema que faz o controle de acesso ao prédio através de tags, leitores biométricos entre outras tecnologias, deixando assim de ser necessário a presença de uma pessoa para fazer este trabalho.
Equipamentos necessários
A ideia de instalar uma portaria virtual é dar mais agilidade e segurança no controle de acesso de pessoas ao condomínio, para isso, são necessários aparelhos como:
- Sistemas de biometria, apps ou tags;
- Abertura e fechamento de portões remoto;
- Sistema de internet/telefonia com redundância;
- Sistema de câmeras que transmitem a imagem e som pela internet;
- Gerador ou sistema de Nobreak, para caso de queda de energia;
- Cerca elétrica;
- Backup das imagens.
Vantagens
A principal vantagem de adotar esse tipo de sistema é a economia com mão de obra. Mas, também, a administração elimina problemas como processos trabalhistas, economia de tempo e dinheiro com o treinamento de funcionários, além de conflitos de relacionamento e desvio de função.
Desvantagens
Por outro lado, a maior desvantagem é o fato que a portaria virtual precisa de internet para funcionar, ficando suscetível a falhas na conexão, o que por consequência causará lentidão no tempo de resposta entre visitantes e moradores. Outros pontos negativos são:
- Dificuldade de adaptação dos condôminos com a portaria virtual;
- Dificuldades com entregas de encomendas e correspondências, pois, normalmente, o morador deverá estar presente no local para receber encomendas e correspondências podem ser extraviadas;
- Não é indicada para todos os tipos de condomínios.
A portaria virtual é mais uma boa alternativa dentre as várias que estão disponíveis no mercado e que visam uma maior automação e agilidade nos processos do condomínio, porém, antes de qualquer coisa é preciso avaliar a realidade de cada local e se realmente essa é uma alternativa viável ou não.
Achou o conteúdo interessante? Então, confira algumas ótimas dicas para valorizar o seu imóvel.