A crise hídrica e as constantes altas nas taxas de energia elétrica não são novidades para o brasileiro, mas também não deixaram de ser uma preocupação. Para se ter uma noção do panorama atual, em junho de 2021, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou um reajuste na bandeira tarifária vermelha patamar 2. Essa cobrança extra passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos – alta de 52%. Por isso, o cidadão está cada vez mais em busca de dicas práticas para economizar na conta de luz. Vamos ver algumas delas? Confira!
1. Fique de olho na geladeira
Você sabia que somente a geladeira pode chegar a representar 30% do consumo de energia de uma casa? Pois, é! Mas, algumas ações simples podem ajudar a diminuir esse impacto.
- Posicione a geladeira em um local ventilado;
- Evite utilizar a parte de trás da geladeira ou do freezer para secar panos e roupas;
- Verifique sempre o estado da borracha de vedação;
- Evite abrir a porta a todo momento;
- Evite guardar alimentos e recipientes quentes.
2. Troque as lâmpadas
Dê preferência às lâmpadas de LED que são mais econômicas (podendo chegar a consumir 80% menos) em comparação com fluorescentes e incandescentes.
Outra dica de iluminação é procurar aproveitar bastante a luz natural durante o dia. Abrir uma janela em um cômodo pode fazer com que você economize uma boa quantia no futuro.
3. Tire os eletrônicos da tomada
Podemos até acreditar que não é assim, mas saiba que deixar vários aparelhos plugados mesmo quando não estão sendo usados, gera gasto de energia. Um ótimo exemplo é a TV quando está no modo stand by.
4. Faça uso eficiente do ar-condicionado
O ar-condicionado por ser outro aparelho a se tornar um vilão para sua conta de luz. Por isso, ele exige alguns cuidados especiais.
- Os filtros devem ser limpos com certa frequência;
- Não deixar as portas ou janelas abertas enquanto o aparelho estiver ligado;
- Usar o aparelho na temperatura de 23 °C, já que temperaturas mais baixas geram mais gasto de energia.
5. Compre eletrodomésticos eficientes
Na hora de comprar qualquer eletrodoméstico a primeira coisa a se fazer é conferir o selo Procel, fornecido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), ele informa ao consumidor qual a eficiência daquele produto, portanto, se ele consome mais ou menos energia elétrica. Os melhores vêm com o selo “A”, isso significa que tem a melhor eficiência e menor consumo.
6. Uso de energia solar
Uma alternativa que vez se tornando cada vez mais atrativa é a energia solar fotovoltaica, uma fonte de energia limpa e renovável com bom retorno de investimento;
Ela pode proporcionar uma economia de até 95% na conta de energia e o que foi investido é recuperado num período entre 2 a 5 anos. Sem falar nos benefícios ao meio ambiente.
Gostou dessas dicas práticas para economizar na conta de luz? Então, clique aqui e descubra um pouco mais sobre plantas para apartamentos.