Comprar ou alugar um imóvel é um dilema clássico e muito particular, não há uma resposta única ou certa, tudo depende. Pois, é algo que varia conforme a economia, taxas de juros, entre outros fatores. E todos esses motivos vão influenciar na escolha. Aqui vamos apresentar quais alguns cenários nos quais comprar ou alugar seria o ideal. Vamos lá!
O que considerar?
Existem alguns fatores que devem ser considerados na hora de avaliar qual a melhor opção. E eles são:
- Condição financeira: avalie com cuidado a sua renda e, se possível, faça uma projeção para o futuro. Se sua ideia é comprar um imóvel, sempre tenha em mente as taxas de juros ao longo de todo o período de pagamento.
- Momento econômico: estudar as movimentações do mercado são cruciais na hora de decidir. Conheça as taxas de juros de financiamento, a Selic ou Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M), pois elas fazem bastante diferença nos valores que você poderá pagar.
- Função do imóvel: também é preciso saber qual será a utilidade do imóvel. Geralmente as pessoas adquirem esse bem por motivos de moradia, locação para geração de renda passiva ou construção de patrimônio.
Faça as contas
Algo que pode ajudar bastante na hora de uma decisão dessas é fazer a seguinte conta:
- Divida o valor do aluguel mensal pelo valor do imóvel e multiplique por 100 (taxa mensal de aluguel em relação ao preço de mercado do imóvel);
- Compare a taxa de aluguel obtida com o rendimento mensal das principais opções de investimentos (CDBs, Tesouro Direto, LCI/LCA, etc.);
- Se a taxa de aluguel for maior que o rendimento das aplicações, é melhor comprar o imóvel. Se for menor, o ideal é alugar e investir a diferença.
Este cálculo pressupõe que, ao invés de comprar um imóvel você pode investir o valor por um certo período e com esses rendimentos pagar o aluguel.
Quando vale a pena comprar
- Quando as taxas de juros estão baixas;
- Quando você tem dinheiro guardado para a entrada e consegue baixar os juros do financiamento;
- Quando você tem acesso a programas de habitação com condições mais vantajosas;
- Quando você tem estabilidade financeira e a parcela do financiamento não ultrapassa 30% da sua renda;
- Quando existe perspectiva de valorização dos imóveis e alta dos aluguéis.
Quando vale a pena alugar
- Quando os juros estão altos e a parcela do financiamento é maior que o aluguel;
- Quando você precisa de flexibilidade para se mudar;
- Quando você não tem renda estável;
- Quando você ainda não tem dinheiro suficiente para dar 20% de entrada.
No fim das contas a decisão sobre comprar ou alugar um imóvel é totalmente pessoal, pois precisa ir conforme a sua realidade e condições financeiras. Então, analise bem as opções e tenha calma na hora decidir.
Na Imobiliária Torres de Melo Neto você encontrará uma equipe altamente capacitada para te ajudar não somente a encontrar o imóvel ideal, como também apontará qual delas é financeiramente mais vantajosa. Acesse o site e converse com nossos corretores.