Muito provavelmente você, ao longo da vida, já deve ter assinado muitos documentos, não é verdade? O processo de assinatura em si não é incômodo. O que torna mais difícil é o deslocamento para que seja possível a validade e segurança de um documento. Para tornar esse processo mais cômodo, muitas empresas adotaram o método de assinatura eletrônica. O intuito é a aceleração e melhora dessa etapa final do acordo de um contrato.
Em épocas de COVID-19, esse método tornou as coisas ainda mais práticas. Mas como funciona? É o que vamos conferir neste artigo. Boa leitura!
Assinatura Eletrônica x Assinatura Digital
As duas modalidades podem parecer ser a mesma coisa. Porém, não são e vamos explicar o motivo. De início, a assinatura digital é uma assinatura eletrônica. Os conceitos em si são confusos, vamos te explicar.
Assinatura Eletrônica
Uma assinatura eletrônica é responsável por um sistema que abrange todos os tipos de assinaturas existentes. Ela inclui a digital e as que utilizamos em bancos e aplicativos, por exemplo. Por sua segurança ofertada e por ter caráter jurídico, ela pode ser utilizada em diversos tipos de documentos disponíveis no mercado.
Assinatura Digital
A assinatura digital necessita de uma certificação. Ela é criptografada e usa dois tipos de chaves principais: privada e pública. A primeira chave, a privada, é formada por um sistema criptografado, codificando e identificando quem assinou determinado documento. Já a segunda chave, a pública, deriva da privada e confirma a validade da operação.
Quais as maiores vantagens da Assinatura Eletrônica?
Essa forma de assinatura é bastante segura tanto para clientes quanto para empresas. As suas maiores vantagens listamos logo abaixo:
Facilidade
Se assinar um documento do local onde você estiver já ótimo, imagine, então, as consequências imediatas dessa ação: evita gasto com papéis e deslocamentos até uma imobiliária. Da forma tradicional, o processo de validação de um documentos levaria, em média, em 3 dias. Com a assinatura eletrônica, o processo todo pode ser executado em um dia apenas sem precisar ir até a imobiliária.
Segurança
A assinatura eletrônica é muito segura. Se você acha que não, pode ficar tranquilo/a. A falsificação nesse método é bem mais difícil de ocorrer porque para qualquer assinatura há uma forte tecnologia por trás. Um exemplo são os dados criptografados, que conseguem identificar quem assinou aquele documento com grande exatidão.
Custo reduzido
Como todo o processo de assinatura é feito 100% online, os custos de papelaria são zerados.
Quais cuidados você deve ter atenção?
As empresas também precisam ficar atentas a alguns cuidados para este tipo de ação. Confira:
Validade para Assinatura Digital
A assinatura eletrônica é garantida por meio do artigo 10º da Medida Provisória 2200-2/2001. Ela melhorou os serviços prestados por empresas brasileiras de diversos setores. A validade jurídica é fixada conforme três características principais:
- Autenticidade: É a verificação por meio de juridicidade. Este reconhecimento é possível por meio de algoritmos criptografados;
- Integridade: É o meio de comprovar que a assinatura não foi adulterada;
- Tempestividade: É utilizada para constatar a compatibilidade entre os documentos e a tecnologia empregada.
Orientação de clientes
Nem todos os seus clientes conhecem o processo de Assinatura Eletrônica. Oriente-os e tenha voz de comando.
Empresa de certificação digital
Como apresentamos mais acima neste artigo, a certificação torna-se necessária apenas para a assinatura digital. Em caso positivo, analise qual empresa será responsável por conceder a certificação para você.
Além de respaldo no meio que atua, verifique se é credenciada no Instituto Nacional da Tecnologia da Informação.
Assinatura Eletrônica!
Como você pode notar, existem inúmeras vantagens de utilizar uma assinatura eletrônica para facilitar a sua vida. Aqui na Imobiliária Torres de Melo Neto, nós te disponibilizamos o seu imóvel e você assina por meio da Assinatura Eletrônica. Aqui nós prezamos pela sua comodidade!