Chegou o momento de ter um lugar pra chamar de seu e surge a dúvida: É melhor comprar um imóvel na planta ou pronto para morar? Enquanto obter um apartamento na planta pode ser um bom negócio para quem não possui a totalidade do dinheiro, comprar um imóvel pronto pode ser uma vantagem pra quem precisa fazer logo a sua mudança.
Cada opção tem diferentes benefícios que devem ser considerados, e para te ajudar nessa escolha, listamos os prós e contras de cada tipo de imóvel. Confira abaixo.
Comprar Imóvel na planta
O imóvel na planta ou lançamento é uma modalidade de compra de imóveis adquiridos junto a uma construtora, ou incorporadora, no seu processo de construção.
Prós
- Condições de pagamento mais flexíveis, feita em diversas parcelas no decorrer da obra, que varia em média, de 30 a 36 meses;
- Valor de entrada baixo, que varia de 5 a 10% do valor do imóvel;
- Maior valorização imobiliária futura;
- Infraestrutura moderna dos imóveis que seguem as últimas tendências;
- Possibilidade de personalização dos imóveis de acordo com o gosto do cliente.
Contras
- O comprador precisa ter paciência para aguardar o empreendimento ficar pronto;
- Comprar imóvel na planta envolve sempre o risco do projeto não ser construído. Por isso, é sempre necessário checar a situação e credibilidade da construtora.
Imóvel pronto para morar
O imóvel pronto, já está construído, podendo ser novo ou já habitado por antigos moradores.
Prós
- O morador consegue se mudar imediatamente;
- O valor médio do financiamento costuma ser mais barato que o aluguel do mesmo imóvel;
- O saldo do FGTS pode ser usado no pagamento da entrada e o comprador poderá ainda, financiar o valor restante com uma instituição bancária.
Contras
- Precisa ter recursos para pagar uma entrada que pode variar, em média, de 18% a 40% do valor do imóvel;
- O comprador de imóvel pronto deve estar preparado financeiramente para desembolsar mais recursos, como por exemplo, possíveis manutenções e reformas no imóvel.
Depois de conhecer as principais diferenças entre comprar um imóvel na planta ou pronto para morar, agora é hora de escolher na opção que mais combina com você.
Para continuar acompanhando os conteúdos do blog, assine nossa newsletter e receba em seu e-mail as novidades do mercado imobiliário.