Precisa vender ou alugar seu imóvel, mas não sabe como estimar o preço de venda? Conheça os métodos para avaliação de imóvel, e saiba como fazer a sua precificação sem erros!
Consulte um avaliador de imóveis
Quando uma imobiliária fica responsável pela venda do imóvel, o mais comum é que ela faça a avaliação sem custos adicionais. Mas se preferir, você poderá também optar somente pela consulta de um corretor de imóveis. Porém, nem todo corretor está apto a ser um avaliador imobiliário, sendo necessária a qualificação na área, e o título do CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários). A partir de então, o avaliador irá realizar uma perícia no seu imóvel, verificando o seu estado e condições de habitação, para comparar com preço de mercado da região.
Se a avaliação for por sua conta própria…
Se pra você, investir em uma perícia no imóvel não é uma opção, alguns critérios podem ser utilizados, para que o valor estimado seja próximo do valor real do seu patrimônio. Uma das soluções é utilizar os Métodos de Avaliação de Imóveis, regulamentados pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Através dessas metodologias e técnicas, você poderá encontrar a melhor forma de avaliação para o seu tipo de propriedade.
Método Comparativo de Mercado
Nesse método, é realizada uma pesquisa das ofertas de mercado para então, fazer uma comparação direta com a propriedade que está sendo avaliada. Você poderá buscar preços de imóveis similares disponíveis no mesmo bairro ou rua, obtendo um valor de imóvel no mesmo parâmetro da região.
Método da Renda para aluguéis
Indicado principalmente para precificar o valor de aluguéis comerciais, o Método da Renda é uma avaliação feita com base no valor de renda que será gerado com a propriedade.
Método Evolutivo para terrenos rurais
Muito usado para avaliar preços de imóveis rurais como fazendas, sítios e galpões, o Método Evolutivo consiste em avaliar propriedades implantadas em um terreno, agregando ao valor total, outras benfeitorias presentes nele como: cercas, plantações, currais etc.
Método Involutivo para propriedades de construtoras e incorporadoras
Ele consiste na precificação da propriedade baseada em um estudo de viabilidade técnico-econômica. São abordados: o levantamento dos custos da construção do projeto, as características da região, o aproveitamento do imóvel em relação ao seu espaço urbano, entre outros.
Liste todas as principais características do seu imóvel
O preço de um imóvel é influenciado pelo o que está dentro e ao redor dele. Por isso, pontue todas as características principais do seu bem como: área em metros quadrados, números de dormitórios, vagas, acabamentos e outros diferenciais.
Estude as características relevantes à localização do imóvel
Para que um imóvel tenha seu valor estimado com conformidade com a sua região, é necessário também listar fatores como:
– Infraestrutura básica e segurança;
– Trânsito;
– Poluição sonora;
– Proximidade a comércios, serviços, espaços de lazer, etc.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender sobre as práticas de avaliação de imóvel. Quer avaliar seu patrimônio com ainda mais precisão? Então conheça também, os principais fatores que valorizam um imóvel no mercado e tenha um melhor investimento!