São muitos os desafios de escolher um bom imóvel, tais como os planos futuros, o estilo de vida que dispõe no dia a dia, quantas pessoas vão morar no mesmo espaço, o orçamento disponível etc. Por isso, trouxemos, neste texto, alguns desses fatores e como eles podem impactar no tamanho do imóvel. Confira!
Leve em conta seus planos e estilo de vida
Antes de qualquer decisão que queira tomar, vale a pena considerar quais são os seus planos para daqui alguns anos. Por mais simples que seja, essa organização em relação ao tempo e ao que pretende fazer contribui e muito para a escolha da sua nova moradia, tendo mais chances de optar pelo tamanho de imóvel ideal.
O estilo de vida é um fator importante, pois, se você gosta de receber muitos amigos para festas, jantares, reuniões simples ou até mesmo um churrasco, obviamente que a casa precisa ser maior.
Considere o tamanho da família
O tamanho do lar dos seus sonhos dependerá muito do número de integrantes que a sua família tem, isto é, quanto maior for, naturalmente precisarão de mais cômodos. Esse planejamento é uma das primeiras medidas que você precisa tomar, afinal, ninguém deseja passar por complicações. Se você pretende morar só, um apartamento pequeno será suficiente para suprir as suas demandas, mas se quiser receber um familiar de vez em quando, um quarto a mais fará diferença.
Avalie a idade dos moradores
Muito similar ao tópico anterior, a questão da idade dos moradores é fundamental na hora de fazer a mudança de casa e pensar no tamanho de imóvel que quer. Entenda que cada faixa etária tem as suas próprias necessidades, seus objetivos e perspectivas em relação à vida.
Se você tem filhos, por exemplo, precisa pensar na quantidade de quartos. Todavia, se na família você tiver pessoas idosas, os cuidados serão redobrados e talvez você precise fazer adaptações no imóvel.
Pense nos animais de estimação
Ter um animal de estimação por perto é algo maravilhoso, visto que melhora a autoestima, deixa a pessoa mais carinhosa, entre outros benefícios. No entanto, você precisa pensar no tipo de pet que gostaria de ter, afinal, dependendo do tamanho do bicho, isso pode influenciar bastante nas opções entre apartamento ou casa.
Preste atenção nos preços
Pode ser algo meio óbvio, mas prestar atenção no planejamento financeiro é meio caminho andado na hora de escolher o tamanho de imóvel ideal. As finanças pesam muito na decisão de qualquer pessoa, pois, por mais que o local ofereça segurança, conforto e praticidade, se o preço estiver nas alturas e você não dispor de condições para pagar, não adiantar nada morar no luxo e passar fome.
Tenha espaço para trabalhar em casa
Devido ao alto índice de desemprego que o nosso país vive, uma tendência bem comum hoje em dia são as famílias que se viram por conta própria, seja na informalidade, seja como Microempreendedor Individual (MEI). Por isso, ter um espaço disponível para trabalhar em casa contribui bastante para otimizar o seu tempo e o dos demais membros da família.
Portanto, perceba que decidir pelo imóvel ideal requer a análise de inúmeros fatores que podem impactar na negociação.
Se você gostou deste artigo e tem amigos que também estão indecisos com o tamanho de imóvel, compartilhe o post em suas redes para que eles fiquem por dentro do tema!