O processo de aluguel ou venda de imóveis tem alguns passos a serem seguidos para que tudo ocorra bem, e um desses passos é a assinatura do contrato. Mas, em tempos onde o contato físico precisa ser evitado ao máximo, fechar um contrato pessoalmente pode ser complicado.
E para além da pandemia, a possibilidade de assinar um contrato a distância facilita muito a vida das pessoas. Quer saber como? Continue a leitura!
O que muda com a assinatura digital?
Para maior segurança de todas as partes envolvidas, toda transação no mercado imobiliário é estabelecida por meio de um contrato, em que cada cláusula vai regulamentar os direitos e deveres da imobiliária, do proprietário e do inquilino ou comprador, nos contratos de compra e venda ou aluguel de imóveis.
Para comprovar ciência e o compromisso com o que está sendo estabelecido, as mesmas partes assinam esse documento e está firmado o contrato.
Até hoje, o mais comum é que essas assinaturas sejam feitas manualmente e essa característica demanda deslocamentos, muitas idas a cartórios e, por consequência, mais tempo e dinheiro envolvidos no cumprimento do processo. Entretanto, o mais comum nem sempre é o mais eficiente e a implantação da assinatura digital de contratos é mais um exemplo que comprova esse argumento.
É necessário entender que assinatura digital é diferente de assinatura eletrônica. Não se trata, por exemplo, de uma assinatura manual digitalizada ou escaneada, processo que poderia ser facilmente manipulado.
A assinatura digital é um método de autenticação de informação que utiliza recursos criptográficos para comprovar a integridade do documento que está sendo assinado, assim como a identificação e autenticação do autor e do registro da assinatura.
Dessa forma, não apenas está garantida a validade do documento em questão, como a assinatura digital se estabelece como um método mais moderno e muito mais ágil que a assinatura física.
Viu como é mais fácil você mudar de imóvel com a assinatura digital? Então fala com a gente, temos a melhor solução para você!