Existem custos obrigatórios para manter um imóvel vazio; alugar ou vender podem ser solução.
Ter um apartamento ou casa e mantê-lo fechado representa um gasto para seu dono. É preciso pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), e no caso de apartamento, é necessário pagar ainda a taxa de condomínio. Ao final de um ano, esse montante pode chegar a alguns milhares de reais, sem contar com os valores necessários para conservação e obras, no caso de prédio, algumas contribuições são obrigatórias para todos os proprietários.
Com um imóvel fechado, sem alugar ou utilizar o bem, a pessoa vai ter despesas. Taxas como condomínio e IPTU, independentemente da utilização do imóvel, tem que ser pagas. E melhorias feitas pelo condomínio significam despesas extraordinárias. Tudo isso reflete em um mau investimento para o cidadão.
Uma solução inteligente para minimizar gastos seria realizar a locação desse imóvel, sempre mantendo a atenção para os valores do mercado, que podem sofrer alterações de um período para outro. Para isso, a ajuda de um corretor imobiliário seria uma aposta certa.
Quando vender um apartamento fechado
É necessário fazer as contas e ver se vale a pena continuar com o apartamento fechado, aluga-lo ou vendê-lo. Se conseguir pegar um bom valor, média de mercado, o proprietário pode até buscar um investimento com rentabilidade melhor. O custo para manter um apartamento fechado fica em torno de 2% a 3% do valor do imóvel ao ano. Apesar de parecer um valor baixo, se a pessoa tem um produto que pode sofrer uma enorme concorrência daqui a 18 meses, de 30 a 80 metros quadrados, vende ou aluga agora. Se o imóvel for maior que essa faixa, não terá esse problema. Mas se quiser vender, o melhor é o quanto antes melhor, pois estamos em uma época em que a economia tende a se agravar conforme o tempo passa.
Se você pretende vender, comprar ou alugar entre em contato com a gente. Nossos profissionais estão prontos para encontrar o imóvel perfeito para você!