O financiamento imobiliário é uma das maneiras mais procuradas e acessíveis de uma pessoa adquirir um imóvel. Este é um processo conhecido por ser burocrático, pois além dos documentos, o interessado deve analisar vários aspectos, sendo um dos mais preocupam as pessoas é a taxa de juros. Esta pode variar bastante conforme a linha de crédito e instituição bancária.
Se você está planejando comprar uma casa ou outro tipo de imóvel, continue neste texto, pois vamos discutir sobre a tendências das taxas de juros nos financiamentos imobiliários.
O cenário do mercado
O mercado imobiliário, desde 2020, tem se mantido bastante aquecido, mesmo com a pandemia e as dificuldades enfrentadas por outros setores econômicos.
Em 2020, o setor registrou recorde anual em lançamentos e unidades comercializadas; em 2021, a Caixa Econômica Federal, líder absoluta do mercado, destinou R$ 140,6 bilhões em crédito com mais de 616 mil unidades financiadas em todo o país.
Segundo o presidente da Caixa na época, Pedro Guimarães, 2021 superou em 21% o montante financiado em 2020.
E apesar do cenário de incerteza, 2022 foi concluído com números significativos de crescimento, chegando a R$ 255 bilhões, um recorde na série histórica da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
Segundo os dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), somente nos dez primeiros meses (janeiro a outubro), o número de novos imóveis comercializados no Brasil aumentou 11,9%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.
Sobre a taxa de juros
Quem escolhe um financiamento para comprar um imóvel, precisa entender desde o primeiro momento que este é um compromisso de longo prazo, precisando estar atento aos juros. Afinal, eles representam o verdadeiro preço de qualquer empréstimo.
A composição dos juros é basicamente definida por dois fatores: custos envolvidos na operação e spread – a diferença entre os juros pagos ao credor e os cobrados dos mutuários.
É possível que você esteja se perguntando: “Mas e a taxa Selic?”
A Selic é a taxa referencial básica de juros do mercado financeiro, influenciando indiretamente nos juros de financiamento imobiliário.
O que esperar para 2023?
O mercado imobiliário está em constante mudança, porém a expectativa é de que os juros para o financiamento imobiliário se mantenham estáveis abaixo de 2 dígitos ou aumentem ligeiramente ao longo do ano, com a recuperação da economia e a inflação crescente.
Por isso, quem planeja comprar um imóvel precisa estar atento a essas movimentações para conseguir fazer um bom planejamento, assim aumentam as chances de encontrar oferta de crédito mais acessível e os juros mais baixos.
Deseja saber mais sobre financiamentos imobiliários. Então, clique aqui.