Atualmente muitas pessoas decidem dividir apartamento com amigos para reduzir ao máximo os gastos. Essa prática está cada vez mais popular, e é mais comum entre jovens e universitários, pois muitos ainda dependem dos pais para pagarem suas contas ou estão no início da vida profissional — com poucos recursos para gastos mais altos.
Neste artigo, você vai conhecer dicas importantes para tomar a decisão de dividir o apartamento com uma ou mais pessoas. Acompanhe!
1. Escolha bem a(s) pessoa(s) com quem você vai dividir o apartamento
Dividir o local no qual vivemos com alguém requer alguns cuidados para que a convivência seja a melhor possível. O ideal é que seja alguém de confiança, com características parecidas com as suas, como hábitos, personalidade e nível cultural. Ou seja, se você é estudante, o recomendado é que essa pessoa também o seja, pois estarão focados em um mesmo objetivo.
2. Separe a comida
Os alimentos dos moradores devem ser separados, lembre-se de que até pequenas coisas podem ser motivo para desavenças. Nem sempre estamos em um bom dia e alguns aborrecimentos podem desencadear desentendimentos.
Respeitar as coisas do outro é um grande passo para o bom relacionamento. Isso não se refere apenas à comida, mas também a outros itens que são individuais.
3. Estipule horários para o uso das áreas comuns
Muitas vezes, os horários de quem mora no mesmo imóvel são bem parecidos. Geralmente as pessoas trabalham e estudam, sobrando pouquíssimo tempo para os outros afazeres, como lavar roupas, cozinhar etc. Sendo assim, o ideal é que se estipule horários para essas tarefas domésticas.
4. Crie regras para a faxina
Um ponto importante, que é motivo de algumas discussões, é quanto à limpeza do apartamento. Mas quando existem regras, tudo fica mais fácil de ser cumprido, não é mesmo? Se você combinou que fará a faxina tal dia, terá que cumprir sua obrigação ou negociá-la com os outros moradores.
As regras não precisam ser rígidas, mas podem ser negociadas com harmonia e civilidade.
5. Valorize a privacidade
A privacidade de cada um é algo importante que deve ser respeitado, mesmo que todos morem no mesmo apartamento. Por isso, evite incomodar as outras pessoas da casa, em especial em momentos de descanso.
Cuidado também com o excesso de visitas, pois elas podem sim atrapalhar os outros moradores. Faça com que elas sejam esporádicas, com frequência moderada. Afinal, o espaço não é só seu e todos têm os mesmos direitos.
6. Cuidado com festas e reuniões
Quem divide um apartamento com outras pessoas deve tomar alguns cuidados quando o assunto é uma festa ou reunião. Na verdade, a decisão deve ser tomada em conjunto, visto que todo o espaço do imóvel será usado e todos precisam concordar com isso. Até a limpeza deverá ser combinada, pois geralmente uma faxina é feita no dia seguinte.
Outro ponto a ser pensado é em relação ao condomínio, pois suas regras devem ser bem observadas. Há locais em que não é permitido barulho após uma certa hora.
7. Separe os bens
Ao montarmos um apartamento com outra pessoa, o ideal é que cada um compre um item. Afinal, montar e decorar uma casa não é barato, são eletrodomésticos, móveis, itens de decoração etc. Assim, quando acabar a sociedade na divisão do apartamento, cada um saberá o que é seu e não haverá problemas maiores.
O que você achou deste post sobre dividir apartamento? Gostou? Acompanhe nossas redes sociais e receba mais conteúdo 🙂