Se finalmente o sonho de mudar de casa já saiu do papel, agora é hora de ir para uma nova fase: a mudança! Pra que tudo saia dentro do esperado, uma mudança requer muito tempo e trabalho duro. Mas calma! Se mudar não precisa ser sinônimo de estresse e dor de cabeça.
Por isso, antes de colocar as malas no carro e partir, é necessário fazer um planejamento para ao menos ter uma ideia de tudo o que precisará fazer e gastar.
Siga as dicas abaixo para se mudar com tranquilidade e aproveitar o momento sem dores de cabeça.
-
Faça uma seleção das suas coisas
Liste suas prioridades e selecione o que gostaria de manter na sua nova casa, descartando tudo aquilo que você acumula. Fazendo isso, você também pode gastar menos no frete da mudança!
Uma alternativa para passar aquele velho sofá adiante é simplesmente, vendê-lo ou doá-lo a alguém antes de sair. Se a opção é vender, classificados, OLX e outras páginas na internet são ótimas soluções. Em caso de doação, entre em contato com obras de caridade próximas para descobrir que itens usados aceitariam. Algumas delas podem inclusive se responsabilizar pelo transporte do item.
-
Guarde aquilo que você não usa com frequência
Comece encaixotando aqueles itens que você não utiliza muito. Sabe aqueles utensílios de jantar que você comprou e usa uma vez no ano? Ou aquelas roupas de frio que você só usa quando viaja? Já que você geralmente começará a desempacotar as caixas em ordem inversa, reserve um espaço na nova casa para armazenar caixas antes da mudança.
-
Separe as caixas mais úteis e urgentes
Bate um cansaço só em pensar que você irá desmontar tudo e organizar no seu novo lar? Então, otimize seu tempo e separe algumas caixas com tudo que é mais rotativo e urgente (as roupas que você vai usar nos próximos dias, por exemplo). Isso irá facilitar muito a sua mudança!
-
Use sua comida enquanto é possível
Para não acabar transportando alimentos perecíveis que possam estragar até a casa nova, planeje as compras das últimas semanas, evitando comprar em grandes quantidades. Se mesmo assim sobrar produtos que você não poderá transportar, uma solução é doar os alimentos não perecíveis para alguma cozinha comunitária. Ou ainda, deixar alguns alimentos com amigos e vizinhos.
-
Planeje o transporte
Uma das decisões mais importantes a ser tomada nesse processo é a escolha de um transporte de confiança para os móveis. Se você puder contar com a ajuda de amigos, ótimo. Mas se sua mudança tem móveis especialmente grandes, pesados ou frágeis, o melhor é investir em uma empresa especializada. Certifique-se de que a transportadora que você escolheu possui seguro, e ainda se ela também se responsabiliza pela embalagem dos itens. Isso será determinante para a segurança dos seus pertences na chegado ao novo endereço.
-
Tenha em mãos o material básico para mudança
Comece a pensar em como você vai armazenar cada coisa. Caixas de papelão, jornais, fita adesiva e marcadores são alguns dos itens necessários no processo de mudança. Peça caixas de papelão nos supermercados e atacadistas, guarde roupas em sacos grandes e crie rótulos com explicações sobre o conteúdo dos pacotes. Etiquetando tudo, fica mais fácil de desmontar a hora da mudança.
-
Atualize o endereço
Por fim, redirecione todos os serviços e correspondências para a casa nova. Atualizando o seu endereço para correspondências, você não corre o risco de extravio de notificações.
Parece simples, mas seguir esses 7 passos são essenciais para transição para sua nova morada. Gostou desse conteúdo? Acompanhe outros temas em nosso blog.