Você sabia que a posição solar pode interferir no valor final do imóvel? O motivo é porque um imóvel com boa incidência solar possui mais iluminação natural no ambiente, e consequentemente gera economia de energia, e redução nos riscos de infiltrações e mofos.
Mas em se tratando de Fortaleza, popularmente conhecida como a Terra do Sol, o imóvel com uma incidência solar equilibrada, é a melhor escolha. A entrada de raios solares deve ser suficiente para melhorar a luminosidade do lar e deixar uma sensação térmica confortável.
Para escolher bem o seu imóvel, quanto à posição solar, veja as dicas abaixo.
Analise em qual região o imóvel está localizado.
Para garantir que sua nova casa ou apartamento tenha uma temperatura amena por dentro e também não possua um excesso de umidade, você poderá se basear pelas seguintes orientações:
– Imóvel direcionado para o Sul: Mais propícios à umidade, mofos e infiltrações. No verão, possui incidência solar durante a manhã. E durante o resto do ano, o local tende a ficar mais frio.
– Imóvel voltado para o Norte: Menos riscos de umidade. Recebem luz solar durante todo o ano e podem ter os ambientes mais quentes.
– Imóvel com orientação para o Leste: Tem um bom equilíbrio entre os níveis de umidade e de incidência solar.
– Imóvel com face para o Oeste: Sofre incidência solar pela tarde e também tem a mesma proporção de umidade e entrada de luz solar.
Avalie se há algum bloqueio para a entrada da luz.
Quem mora em uma região quente como Fortaleza, costuma optar por locais que oferecem uma boa sombra, não é mesmo? No entanto, deve se estar atento se obstruções como, edifícios vizinhos, árvores e outras sombras, podem prejudicar a iluminação do seu ambiente.
Verifique a posição dos cômodos e lugares que mais receberão sol ao longo do dia.
Em Fortaleza, as temperaturas são altas o ano inteiro. Então, o ideal é que cômodos como os quartos e a sala, sejam direcionados para o sul ou leste, para que recebam mais sol durante a manhã e fiquem mais arejados ao longo da tarde e da noite.
Já os outros ambientes mais úmidos como cozinha e banheiros, são mais predispostos a bolor e mofo. Por isso, o mais indicado é que sejam orientados para o norte, pra que recebam sol em alguma parte do dia.
Observe o tamanho e o formato das janelas.
Janelas com aberturas pequenas podem tornar o ambiente mais escuro. Por isso, o ângulo, tamanho e formato das janelas são fundamentais para que o lar ofereça a iluminação e ventilação necessária.
Faça uma visita ao imóvel e peça opiniões ao corretor.
Nada como visitar o espaço e conferir de perto o que talvez você não conseguiria perceber com a planta do prédio em mãos. Na nossa cidade, imóveis direcionados para o Norte podem ser muito quentes. Por isso, o aconselhado é visitar o local de manhã e retornar à tarde para certificar se a ventilação diminui o calor.
Converse também com seu corretor, peça sugestões de casas ou apartamentos que tenham um caimento maior nos telhados. Esses tipos de projetos fazem mais sombras e são uma boa alternativa de imóveis nas regiões mais quentes como a nossa.
Uma boa incidência solar chega a gerar uma valorização de até 10% no imóvel. Porém é preciso estar atento se essa condição vale a pena de se investir. Com todas essas dicas em mãos você estará pronto para escolher a moradia certa e fechar um bom negócio!
Esse conteúdo ajudou você? Então acompanhe mais dicas no nosso instagram.