O 13º salário pode te ajudar a realizar seus sonhos, sabia?
Comprar um imóvel para chamar de seu e sair do aluguel é o sonho de diversos brasileiros. Para realizar esse sonho, entretanto, é preciso muita organização financeira para que você não se comprometa com uma parcela que possa, na pior das hipóteses, não ter como pagar e acabe perdendo o dinheiro que investiu e tenha o nome no SPC Serasa.
Se você quer realizar este sonho e possui o mínimo de planejamento financeiro, saiba que o 13º salário pode te ajudar bastante nessa missão. O 13º salário? Sim, ele mesmo. Ele não serve apenas como bônus para você curtir as festividades de final de ano. Você pode utilizá-lo para ajudar a financiar o seu imóvel!
No artigo de hoje, nós listamos 5 maneiras pela qual o seu 13º poderá te ajudar a financiar a sua casa própria. Confira! Boa leitura.
Dar entrada no imóvel
O pagamento inicial de um imóvel, na maioria das vezes, é o mais caro. É neste pagamento principal que você estabelece o seu compromisso com aquela casa. Além disso, esse valor de entrada também diminui os seus pagamentos das parcelas no futuro, tornando-as mais acessíveis mensalmente para o seu bolso.
Você pode utilizar o seu 13º para te ajudar na entrada do imóvel e, se estiver com um montante bacana de dinheiro, opte por antecipar algumas parcelas do imóvel.
Adiantar o pagamento de parcelas
Se, ao contrário, você já está no processo de financiamento do seu imóvel, saiba que o seu 13º pode te ajudar a quitar as parcelas de forma mais rápida. Dessa forma, você se livra dos compromissos financeiros mais brevemente. Além disso, antecipando as parcelas, você terá mais liberdade com seu dinheiro e poderá se ater a novos sonhos! Também é importante ressaltar que você pode conseguir descontos no valor total do imóvel.
Pagar parcelas atrasadas
Também estava no processo de financiar um imóvel e acabou atrasando algum pagamento por conta da pandemia? Utilizando o 13º para pagar as parcelas atrasadas, você quita a sua dívida com a imobiliária, evita o acúmulo de juros que tornam a sua parcela mais alta com o tempo e impede a possibilidade de perder a sua casa própria.
Evite atrasos de pagamentos. Isso dá a entender que você tem um planejamento financeiro ruim e não consegue sustentar responsabilidades por longo período de tempo.
Criar um fundo de reserva
Todo financiamento, a depender do valor da propriedade, tende a durar alguns anos. Por esta razão, não há como prever o que acontecerá ao longo do caminho. Poderão ocorrer emergências e imprevistos que vão prejudicar este pagamento. Tendo em vista essa consciência e senso de realidade, utilize o seu 13º como reserva de emergência e evite, no pior dos casos, o atraso das parcelas do seu financiamento. Opte por fundos que te tragam rentabilidade, tenham liquidez e baixo risco.
Quitar o imóvel adquirido na planta
Um deslize comum que a maioria das pessoas cometem ao adquirir um imóvel na planta (ainda na construção), é quitar a dívida por completo antes de recebê-lo. Opte por pagar algumas das parcelas após a entrega do imóvel. Isso te dará mais segurança em casos de atrasos. Quando chegar a entrega, use o seu 13º para quitar o restante da dívida. Caso algo dê errado, você não sofrerá uma perda menor.
Agora que você sabe como utilizar o seu 13º salário para adquirir o seu imóvel, contate-nos e receba mais informações de imóveis e oportunidades! Confira nosso blog para saber mais novidades!