Um problema bastante presente nas grandes cidades é o que fazer com a quantidade de edifícios antigos e históricos inutilizados ou com tecnologias ultrapassadas que impossibilitam o uso. O retrofit é uma tendência na arquitetura e no design que surgiu na Europa a fim de solucionar a situação. Vamos saber um pouco mais sobre o que é refrofit, continue a leitura.
O conceito de “Retrofit”
Este termo vem do inglês e não tem uma tradução literal, seu significado pode ser entendido como “atualizar o antigo”, o que resume bem essa tendência já que seu objetivo é renovar imóveis antigos buscando sua eficiência e mantendo as características intrínsecas da obra.
Diferença entre retrofit e reforma
A principal diferença é que no retrofit existe uma preocupação em manter as características originais do projeto, costumando ser mais caro, pois exige a contratação de profissionais especializados e atenção especial aos materiais utilizados.
Benefícios do retrofit
Quando bem executado um projeto como este traz diversos benefícios, tanto para a estrutura do local quanto financeiros, alguns são:
- diminui custos com manutenção;
- garante o atendimento às normas de segurança;
- aumenta as possibilidades de uso do local;
- a economia de energia pode chegar a 40%;
- favorece a sustentabilidade, com a utilização de tecnologias eco-friendly;
- valoriza mais o prédio no mercado imobiliário;
- revitaliza espaços urbanos.
Exemplos de retrofit no Brasil
- Hotel Fasano, em Salvador.
- Pinacoteca do Estado de São Paulo.
- Fera Palace Hotel, em Salvador.
- Edifício Altino Arantes, em São Paulo.
- Edifício Galeria, no Centro do Rio de Janeiro.
- Edifício Martinelli, em São Paulo.
Projetos de retrofit estão cada vez mais em alta, procurando a modernização e revitalização dos espaços e prédios existentes.